A idéia de colocar as pistas na pousada e de produzir o evento foi de um brasiliense.Tarcísio mudou-se para Pipa e abriu a Verdes Mares em 2001, mas desde 99 curte a adrenalina do Skate. Ele explica que vem dando acesso as mini ramps para a moçada local usar, tornando o espaço como referência para uns 20 garotos locais, que o usufruem gratuitamente. Toda essa frequência fez com que Tarcísio ficasse com vontade de produzir um evento, mas foi somente no final de julho que ele se animou para juntar a turma do esporte e realizar um Festival.
E se chuva não atrapalhasse teria sido um show de manobras radicais, pois os 20 inscritos nas categorias Open e Mirim estavam super dispostos a demonstrar seu potencial. Eles insistiram muito para acontecer o evento mas São Pedro não deu trégua e fez com que o público de mais de 100 pessoas se contentasse apenas com o show das bandas natalenses Moonganja (reggae ) e A Tribo (Hip-Hop ). A boa notícia é que o evento ficou transferido para o final de agosto, e deverá acontecer no ginásio da Pipa, a prova de qualquer contra tempo climático.
O skate é mais do que um esporte, é um estilo de vida. Criado por ex-surfistas, o skate tem o surf em sua raiz. Ele foi criado para proporcionar em terra a sensação alucinante de dominar o corpo e o equilíbrio em cima de uma prancha. Aqui no Brasil o skate começou a ser difundido nos anos 50, mas foi somente na metade da década de 70 chegou ao nordeste e tomou de assalto o coração dos mais radicais.
Como “Cabeça”, que há mais de 15 anos se dedica ao esporte e hoje além de membro da Associação Skate Nordestina é locutor oficial dos eventos na região. Ele nos fala que com o tempo a tendência do esporte é ficar cada vez mais difícil. Assim manobras como Ollie Flip, Rock’n’roll, Grind, e Fifith já estão sendo pouco pros skatistas mais radicais. Agora a onda do momento é seguir os passos do nosso melhor brasileiro do ramo, o carioca Bob Burnknist, que arrasa no vertical com manobras de Switch Stance (realizadas nas duas bases, ou seja o sketista domina os movimentos seja a base do pé direito ou esquerdo). A estrela do evento, o cearense Charles Reginaldo, vencedor do Festival Nordestino de Skate em 91, é fera na manobra de streat denominada “feeble 270º benihana” (quando o esportista desliza sobre uma barra de ferro e no final faz um giro de 270º).O veterano ficou muito empolgado de ver um potencial tão grande no local e deu um toque pra galera que está a fim de começar a realizar algumas manobras: é muito importante “procurar ser humilde, dividir o skate da vida pessoal, porque a realização do esporte requer uma mente limpa e muito preparo físico”. E garante: para você realizar manobras perfeitas e se manter sempre inteiro depende muito do estado de espírito do camarada, por isso é “super importante não levar pro skate nenhum problema pessoal”. E para finalizar ele faz um convite: “aí galera do surf pintem aqui na pousada Verdes Mares para praticar um pouco de skate porque tem tudo a ver com surf”.
Veja tudo que rolou no 1º Pipa Skate festival clicando
http://www.pipa.com.br/conteudo/galerias/galeria_12.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário